Trabalhadores discutem Terceirização e Meritocracia em Seminário neste sábado, 16

Encontro acontece no Auditório do CUICA/UFT. Confira a programação:

Publicado: 13 Maio, 2015 - 10h28

A Central Única dos Trabalhadores no Tocantins (CUT/TO) realiza no próximo sábado, dia 16 de maio, no Auditório do CUICA/UFT, em Palmas, o Seminário “Terceirização, Meritocracia e Precarização do Trabalho: Como Tudo Isso Nos Afeta”.

A atividade tem como objetivo trazer esclarecimentos a classe trabalhadora sobre os danos causados pela terceirização e pelo modelo da meritocracia ao serviço público e principalmente, aos servidores.

De acordo com a secretária nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Graça Costade cada dez acidentes de trabalho no Brasil, oito acontecem, em média, com funcionários terceirizados, os dados são baseados em pesquisa da CUT, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Caso o Senado Federal aprove  o Projeto de Lei 4.330, recentemente votado no Congresso Nacional, o numero de trabalhadores terceirizados deve aumentar, já que a nova lei abre as portas para que as empresas possam subcontratar todos os seus serviços. Hoje, somente atividades secundárias podem ser delegadas a outras empresas, como por exemplo a limpeza e a manutenção de máquinas.

A CUT tem pautado uma luta nacional de enfrentamento ao PL 4330 e as Medidas Provisórias - MP’s 664 e 665 que só precarizam o trabalho e os direitos dos trabalhadores. Auditores-fiscais, procuradores do trabalho e juízes trabalhistas também acreditam que o projeto é nocivo aos trabalhadores e à sociedade.

O seminário tem como público-alvo centrais sindicais, sindicatos e trabalhadores em geral.

PROGRAMAÇÃO:

08h00 às 08h30– Credenciamento

08h30 às 09h00– Mística de abertura. Composição de mesa com todos os/as presidentes de sindicatos.

09h00 às 10h30– Terceirização, Meritocracia e outras formas de Precarização do Trabalho. Conjuntura Nacional e desafios aos/às trabalhadores/as. Sistema Político, Precarização do Trabalho e os sinais de retrocessos para trabalhadores/as Debatedores: Thomaz Ferreira Jensen (Dieese), Vinícius Suli Luduvicci (Comitê Estadual do Plebiscito Constituinte) e Silvânio Coelho Mota (Assessor Jurídico do Sintet Estadual).

10h30 às 10h40– Lanche

10h40 às 12h00– Debates

14h00 às 16h– Como os/as trabalhadores/as tocantinenses têm vivenciado as políticas de Terceirização e Remuneração Variável (Meritocracia)? Os avanços das políticas de Terceirização e Remuneração Variável (Meritocracia) e os Planos Municipais e Estadual de Educação como espaço de disputa de projetos. Como essas políticas afetam a saúde dos/as trabalhadores/as e a qualidade do serviço público? Debatedores: Dr. Paulo Fernandes Martins (Professor da Universidade Federal do Tocantins) Joelson Pereira (SINTET Regional Palmas), Antônio Chadud Jorge (SINTET Regional Palmas) e representantes dos sindicatos diretamente afetados pelos processos de Terceirização no Tocantins.

16h00 às 16h10– Lanche

16h10 às 18h00– Debates e construção de um documento final.