COMUNICADO AOS COMERCIÁRIOS

Feriados do Dia do Comerciário, Carnaval, e Corpus Christi causa impasse na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015.

Publicado: 02 Fevereiro, 2015 - 17h08

Escrito por: Nubia Martins

Os Sindicatos representantes dos Empregados no Comércio no Tocantins comunicam aos Comerciários, que apesar de a data-base da categoria ser no dia 1º de novembro, até o momento não foi negociado a Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015. Os Sindicatos laborais ressaltam que assim que for negociada a convenção as empresas deverão pagar as diferenças salariais com retroativo a 1° de novembro de 2014.

O atraso na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho do comérciose dá por não haver entendimento entre sindicatos laborais e patronais acerca da abertura do comércio nos feriados de Carnaval (17 de fevereiro) e Corpus Christi (04 de junho), sem o respectivo pagamento em dobro ou a sua compensação em outro dia, como propôs o sindicato patronal.

Os Sindicatos Laborais também não aceitam a extinção do Dia do Comerciário (segunda-feira de carnaval), data que é comemorada pelos comerciários há vários anos. Além de ser uma comemoração histórica é a única data no ano que permite aos trabalhadores desfrutar de um feriado prolongado. Os sindicatos laborais ressaltam ainda, que será FERIADO no dia 16 fevereiro, quando será comemorado o“DIA DO COMERCIÁRIO”, portanto, está proibido o trabalho do Comerciário nesta data.

Os representantes sindicais dos comerciários já solicitaram uma mediação junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Tocantins (SRTE/TO) para tentar solucionar o impasse.

Representam os Empregados no Comércio, o Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado do Tocantins (SECETO), o Sindicato dos Empregados no Comércio de Gurupi e Região (SECGURUPI) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Nacional (SECOMPN).